Sem prejuízo de outros profissionais, doutores que contribuíram para que a contabilidade no Brasil fosse respeitada, o Dr. Eliseu Martins representa um ícone na história do desenvolvimento da contabilidade no Brasil. Aos estudiosos e profissionais da área, recomendo assistir a palestra do I. Doutor, no sitio http://www.cfc.fipecafi.org/. O I. Doutor fala sobre o impacto da Internacionalização das normas de contabilidade.
No entanto, o tema não se trata de uma novidade em sua essência, já que outros autores, tais como Hendriksen1 já dissertaram acerca de assuntos relacionados, tais como características do ativo e do passivo e temas relacionados sobre o momento do reconhecimento da receita propriamente dita.
Ouso dizer que a adoção dos princípios estabelecidos por essa internacionalização, não pode ser entendida ante uma análise simplista e de fácil adoção, pois a resolução dos problemas contábeis no Brasil, ao meu ver, requerem análises e providencias mais significativas, mormente quando vislumbramos demonstrações financeiras advindas de pequenas e médias empresas. Como profissional de contabilidade, atuando como perito judicial por mais de 16 anos, posso afirmar que a realidade é cruel para aqueles que se dedicam e sonham poder contar com uma contabilidade mais transparente e adequada para o momento atual.
1. Hendriksen, Eldon S., Teoria da Contabilidade, Editora Atlas
Nenhum comentário:
Postar um comentário